quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Consciência Negra



        A culminância do Projeto Consciência Negra reuniu vários professores e formou um mosaico de atrações. A presença de capoeiristas, de alunos atores, encenando a peça: Orfeu e alunos músicos contribuiu para essa diversificação. Trabalhos sobre a cultura negra envolvendo as Grandes Escolas de Samba. Destacando a participação especial, da banda da escola e de seu maestro, professor Serrano Os trabalhos envolviam também características físicas e culturais de países do continente africano. Foi um dia muito quente e feliz. 
       Parabéns aos professores, coordenadores do evento: Célia, Lucinéia, Sílvia Werneck e Cristiane Couto e aos docentes, alunos e convidados que participaram com alegria, desse dia de conscientização e valorização da cultura  afrodescendente. Registramos uma homenagem especial, ao nome da professora de geografia e da sala de leitura Maria Gracinda, in memoriam, por sua atuação em defesa da consciência negra  e do amor ao próximo e a educação.










 





 


 



Minha amiga. Deus Me deu o privilégio de trabalhar bem juntinho dessa mestra. Aprendi muitas coisas. Saudades!!! Pessoa linda, talentosa, extremamente  inteligente. Professora competente e amiga de valor.
Cristiane Couto( Sala de leitura)
 

 

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

James Bond



·         "MY NAME IS BOND, JAMES BOND" - 007
     Sob orientação da professora Beatriz Marques, de Língua Inglesa, os alunos das turmas 1801 e 1802 participaram de um projeto por ocasião das comemorações dos 50 anos da Exibição do 1o filme do famoso espião da Inteligência Britânica no cinema: - JAMES BOND - 50th ANNIVERSARY
    O projeto faz parte do aprendizado, não só do idioma, em si, como também proporcionar aos alunos o contato com elementos culturais dos países falantes da língua inglesa.
    O projeto consistiu em preparação de cartazes apresentando filmes de James Bond - o 007, com imagens, sinopses, ficha técnica e trilha sonora.
   Com relação a James Bond, personagem criado pelo escritor inglês Iam Flaming, os aspectos históricos e literários foram apresentados através de um painel contendo informações diversas, elaborados pelos alunos Kézia Natalia, Gabrielle Martins e William Vincler, da turma 1801.
     Os cartazes e painéis apresentados foram avaliados por alunos e outros professores de Língua Inglesa da escola.
     A premiação para os dois melhores trabalhos de cada turma, como reconhecimento pela dedicação e empenho dos alunos, foi em um rodízio de pitza, no restaurante Frontera no Recreio dos Bandeirantes, presente da professora Bia Marques, para treze competentes alunos. Parabéns professora Bia, pela dedicação e generosidade e  aos alunos pelo destaque positivo e envolvimento, nas atividades pedagógicas.
 
 
 













 
 
 
 
 

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Projeto Light nas Escolas.

 
 
              O projeto Light nas escolas, foi desenvolvido com alegria, união e criatividade em nossa unidade escolar. Essa energia foi gerada, pela corrente pedagógica e a parceria da Cima e suas palestrantes Mara, Lígia e Cléia que ministraram o curso e viabilizaram a entrega das literaturas, para o nosso acervo da Sala de Leitura  e da Ged (Gerência de Educação) da 9ª CRE, na coordenação das professoras Ana Maria e Cláudia, que gentilmente convidaram nossa família Albafeliz, para dinamizar esse projeto de muitas possibilidades na temática da energia, tendo como alvo da nossa Educação, nossos preciosos alunos.
             Nossa diretora Carla Adriana, aberta as parcerias e acreditando na autonomia, validou as ações da coordenadora Milca Sena, que ficou deslumbrada, com a orientação e o empenho das professoras do primário carioca: Nilza Diniz, Maria Lúcia, Teresinha, Elisabete Eugênio e Rosane, que junto aos alunos obtiveram uma rica produção de maquetes e cartazes na temática da energia.
             A professora Cristiane Couto da Sala de Leitura, também abraçou esse projeto projeto maravilhoso, desenvolvendo contos e reflexão com os livros recebidos, de ilustração e linguagem atraentes ao nosso público infantil.
             A culminãncia do projeto light nas escolas, foi super dinâmica, com exposição das maquetes e votação das melhores, programação no auditório, com mostras de vídeos sobre o funcionamento de uma hidrelétrica, sobre uma família esbanjona no consumo de energia e muita informação. Cantando e dançando o funk pedagógico "Salve a Mãe Natureza", fonte de toda energia e vida, selamos esse projeto, fruto do amor e da união, de docentes e discentes que amam o processo ensino-aprendizagem.
            O nosso diferencial tem sido a máxima de Paulo Freire " Escola é feita de gente". Enfim, escola é relacionamento, daí o sucesso do projeto "Light nas Escolas!" Obrigada de coração, para todos os participantes dessa linda iniciativa pedagógica e parcerias!